Intervenção do Presidente da JSD Vendas Novas no Congresso Nacional da JSD
01-05-2016 00:39
Senhora Presidente da Mesa do Congresso
Senhor Presidente da Comissão Política Nacional
Senhores membros da CEI e Conselho Nacional de Jurisdição
Senhores membros das várias estruturas
Senhores congressistas
Faço esta intervenção neste congresso nacional por acreditar que necessitamos todos de nos focar no desafio que está à nossa frente: as Eleições Autárquicas.
Digo-o francamente, perante todos vós, que considero estas eleições de uma importância vital para a implementação da social-democracia no nosso país. É no poder local que podemos servir de perto os nossos concidadãos, as nossas populações, as nossas gentes. É no poder local que vimos no curto-médio prazo, as repercussões das nossas políticas, dos nossos planos e dos nossos programas.
Acredito que a JSD tem um papel fundamental neste desafio e deve encara-lo de forma planeada e bem gerida, com grande sentido de responsabilidade.
A JSD dá constantemente a cara pelo nosso partido. A JSD é muitas vezes o elo de ligação entre o nosso partido e a sociedade. A JSD é a força, a genica e a motivação essencial para uma verdadeira proximidade entre lista candidata e eleitores.
É por isso que, considero vital que a próxima CPN auxilie as estruturas locais a garantir que as listas candidatas aos órgãos autárquicos se fazem como PSD + JSD, e não como listas seniores com pequenos resíduos de juventude e renovação, onde ficamos como sempre, apenas ligados ao abanar bandeiras e bater palmas.
Nós temos políticas. Nós temos grande sentido de responsabilidade. Nós somos quem diz presente na face das necessidades e das injustiças. Somos candidatos e candidatas tão ou mais capazes que tantos outros.
Posso dar o exemplo do meu concelho, Vendas Novas, onde sou o único eleito jovem, e no distrito de Évora apenas existe mais uma eleita jovem. Até este momento, a JSD Vendas Novas apresentou já três moções na Assembleia Municipal, todas aprovadas por maioria. Vimos aprovado o nosso projeto de enriquecimento curricular de jovens estudantes nos serviços municipais, com a criação das Academias de Verão. Concretiza-se a nossa proposta de mais cidadania com a Junta de Freguesia de Vendas Novas. Organizamos anualmente o Fim de Semana + Solidário em parceria com a Santa Casa e os Bombeiros Voluntários. E isto é apenas um resumo. O mesmo se passa na distrital de Évora.
Somos capazes de fazer muito, de produzir muito e de ambicionar muito. A JSD marca o passo e a agenda. É por isso que temos consciência de que somos fundamentais para um bom resultado eleitoral no quadro da nossa integração nas listas de candidatos. É connosco que os jovens se identificam e podemos bem, neste caso, ser a força para contrariar a crescente abstenção jovem.
A ambição é a vitória, mas a concretização, é o sinal de confiança expresso no qualquer número de votos que recebemos dos nossos pares, das nossas populações.
Vamos à Vitória em 2017!
Viva a JSD!
Viva Vendas Novas!
Viva Évora!
Viva Portugal!